A berlinda encaminha-se para o altar da praça santuário para a realização da missa de encerramento da procissão.

Saudade e Emoção na Despedida à Senhora de Nazaré

O Recírio é o último momento do Círio de Nazaré. É quando os paraenses se despedem de sua padroeira, na segunda-feira, 15 dias após a grande procissão do segundo domingo de outubro. Nesse dia, a cidade pára. O sentimento é de saudade. É o fim do encontro entre Mãe e Filho. De manhã, quando é realizada a procissão, nada funciona em Belém. O comércio fecha as portas e nas repartições públicas, o ponto é facultativo. A procissão do Recírio é triste. As lágrimas na face dos fiéis simbolizam o adeus a Nossa Senhora.

Nas mãos dos romeiros, a maioria idosos, os lenços brancos saúdam a passagem da Virgem pelas principais ruas do centro da cidade. O Recírio começa após uma missa campal no Centro Arquitetônico de Nazaré às primeiras hora da manhã. Depois, a imagem da padroeira dos paraenses é conduzida em um andor pelas ruas ao redor da Praça Santuário, em frente a Basílica de Nazaré em direção à Capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde ficará até o próximo Círio. É um trajeto curto, de apenas meia-hora, mas suficiente para os fiéis prestarem suas últimas homenagens à Santa. Durante o cortejo, saudações do tipo "Viva Nossa Senhora de Nazaré; Viva a Mãe dos brasileiros; Viva a Rainha da Amazônia; Viva a Rainha do Pará; e Viva a Mãe da humanidade", aliadas à queda de papéis picados lançados das janelas dos edifícios, dão o tom da festa para Senhora de Nazaré.

É nesse ritual, repleto de saudade e emoção - que existe há mais de um século - que se renovam a devoção e o amor a Virgem Santíssima.

 

Envie esta página, Clicando aqui!

Voltar para as Dunas:

Voltar para o Porto:

Voltar para o Porto dos Sonhos e das Poesias

Copyright © Sarah Rodrigues - 2004 - Belém - Pará - Brasil

Todos os direitos reservados / All Rights Reserved.

ao site Porto dos Sonhos e das Poesias.

e sua autora: Sarah Rodrigues.

Webmaster: Lisiê Silva.

Fontes:

http://www.pa.gov.br/hotsite/ciriodenazare/

http://www.samistur.com.br/turismo/t00003.asp

http://oglobo.globo.com/especiais/cirio/domingo.htm#belem

http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/cultura6_cirio_de_nazare.htm