A Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é uma procissão noturna que faz o percurso inverso do Círio de domingo e reúne mais de um milhão de pessoas nas ruas de Belém, que percorrem aproximadamente cinco quilômetros, do Colégio Gentil Bittencourt à Igreja da Sé.
Na Trasladação é usada uma outra corda com o mesmo tamanho e espessura. Em 2001, o Departamento de Estatísticas, em conjunto com a Diretoria da Festa, fez a medição do número de pessoas na Corda e concluiu que, em média, por metro linear, cabem 12 pessoas segurando a corda. Assim, em 350 mt de Corda no Círio ou na Trasladação, haverá um total de 4.200 romeiros. Levando em conta que alguns não alcançam a corda e colocam mão sobre mão, este numero pode chegar a mais de 5 mil pessoas.

A procissão é longa. Em 2000, por exemplo, durou das 17 horas de sábado à uma da madrugada de domingo. Ao longo de todo o trajeto o povo se aglomera nas ruas transversais ao cortejo para ver à passagem da Berlinda que conduz a imagem da Virgem Nazaré. Não são poucas as cenas de emoção. Nas sacadas e janelas iluminadas dos prédios localizados às margens do percurso, as pessoas vislumbram a passagem da Berlinda, que se deslocava lentamente sob o túnel verde das mangueiras de Belém, embalada pelos cânticos em sua homenagem.

Os fogos de artifício também embalam a romaria. Logo após a saída da imagem da santa do colégio, em frente ao Clube do Remo, a primeira homenagem. Um show pirotécnico saúda a Senhora de Nazaré. E assim será durante todo o cortejo. Ora são fogos, ora cantos de devoção à Virgem, ora chuva de papel picado. Uma das mais tradicionais homenagens do percurso é proporcionado pelo Sindicato dos Estivadores. Uma sucessão de queima de fogos comove e deslumbra a todos que participam da procissão.

A imagem da Santa à Catedral é aguardada por milhares de fiéis. Dali, ela sairá no domingo, bem cedo, para a grande procissão do Círio, que é considerada uma das maiores romarias católicas do mundo, por reunir mais cerca de 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Belém.

A mais conhecida das procissões brasileiras, o   Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é um conjunto vibrante de manifestações religiosas que expressam a identidade cultural do povo amazônico. Quase 2.000.000 (dois milhões) de pessoas nas ruas de Belém.

 

Veja mais sobre

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré,

a Festa da Fé:

 

Envie esta página, Clicando aqui!

Voltar para as Dunas:

Voltar para o Porto:

Voltar para o Porto dos Sonhos e das Poesias

Copyright © Sarah Rodrigues - 2004 - Belém - Pará - Brasil

Todos os direitos reservados / All Rights Reserved.

ao site Porto dos Sonhos e das Poesias.

e sua autora: Sarah Rodrigues.

Webmaster: Lisiê Silva.

Fontes:

http://www.pa.gov.br/hotsite/ciriodenazare/

http://www.samistur.com.br/turismo/t00003.asp

http://oglobo.globo.com/especiais/cirio/domingo.htm#belem

http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/cultura6_cirio_de_nazare.htm