Por Lisiê Silva.

Sarah Castelo Branco Monteiro Rodrigues, nasceu no dia 08 de abril, na cidade de Manaus (AM), filha de João Pinto Monteiro  Neto (Magistrado) e de Maria Amélia Castelo Branco Monteiro (do Lar). Mãe de José Roberto Rodrigues Filho e Yara Monteiro Rodrigues. Sua religião é Católica-Apostólica-Romana, praticante.

Sarah dedicou sua adolescência ao esporte, conquistando para as cores do Amazonas o Tri-Campeonato brasileiro em Ginástica Rítmica Desportiva. Recebeu medalha de Mérito Desportivo, na capital Federal, das mãos do Presidente da República Federativa do Brasil General Ernesto Geisel e do Governador do Estado do Amazonas Dr. Paulo Pinto Nery.

Concluiu o Primeiro Grau  no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Manaus-Am, no ano de 1978. Concluiu o segundo grau no Colégio Dom Bosco –Manaus/AM, no ano de 1981.

Em dezembro de 1986, conclui o curso de Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Aprovada no Exame de Habilitação da OAB/AM, em janeiro de 1987.

Pós-Graduada em Direito Empresarial pela FGV/RJ, obtendo nota máxima, conquistando o 1º. lugar no referido curso. Pós Graduada em Contratos Comerciais pela F.G.V-RJ. Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade Estácio de Sá-RJ. Ocupou os seguintes cargos :  Presidente da Comissão de Licitação da Companhia Energética do Amazonas - CEAM; Assessora Jurídica do Grupo COMAGI-AM, foi professora da Universidade da Amazônia –UNAMA-PA, da Cadeira  "Direito Civil", Presidente do Centro de Eventos Jurídicos do Estado do Pará, ocasião, em que promoveu o 1º. Encontro de Direito Civil do Estado do Pará, o 1º. Encontro de Direito Processual Civil no Estado do Pará-PA, com a participação de grandes personalidades jurídicas nacionais e internacionais.

Em 1996 foi aprovada no concurso público de ingresso a carreira da Magistratura do Estado do Pará, em 1º lugar (em notas). Por sua competência, integridade , dedicação a Magistratura às  pessoas carentes, foi-lhe outorgado, no ano de 1998, o “Título Honorífico de Cidadã de Tomé-Açu-PA”, pela Câmara Municipal do Município de Tomé-Açu –PA, e o título de "Mulher de Destaque", nos anos de 1999 e 2.000,”DIREITO DE SERVIR”, pelo Rotary Clube Internacional (Tomé-Açu). Em 2.002, recebeu a Comenda Municipal “Aurélio do Carmo”, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Tomeaçuense.  Recebeu a Comenda Amiga da Polícia Militar”, pelos relevantes serviços prestado a Comunidade, do 12 Batalhão da Polícia Militar de Belém do Pará do mês de agosto do ano de 2.004.Recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais de reconhecimento pelo web -site “PORTO DOS SONHOS E DAS POESIAS”, pelo belíssimo trabalho, na divulgação das poesias/ sonetos/ trovas de ilustres poetas brasileiros, onde podem ser confirmados acessando o seguinte  endereço: http://cliente.argo.com.br/~sarahrodrigues  “MEUS AWARDS”.

 Recebeu a " MEDALHA DO CENTENÁRIO DA ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS", em Seção Solene Presidida pelo Pres. da ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS. Dr. Edson Franco,  no mês de dezembro do ano de 2005.  

Sarah Rodrigues publicou os seguintes trabalhos jurídicos: “AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA” ( prefaciado por Afonso Arinos) e “CONTRATOS COMERCIAIS” Revista de Ciência Política da FGV/RJ”. Publicou  no Informativo do TJE/PA os seguintes trabalhos: “A NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA, EMENDA CONSTITUCIONAL N° 19, e “UNIÃO ESTÁVEL” .

AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL " No site da Escola da Magistratura do Estado do Pará/set. 2007.

Assinante da Revista JANGADA, da Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno-CE., onde publicou algumas de suas poesias. Possui também algumas poesias publicadas no site: "Lisiê Love&Dreams".

Compõe a sala dos poetas da TÁVOLA LITERÁRIA DANIEL CRISTAL –  PORTUGAL http://www.saladepoetas.eti.br/index2.htm , no  “PORTAL DA UBT- Porto Alegre- RGS, bem como, de outros conceituados sites.

 Participou de três ANTOLOGIAS POÉTICAS DA ACADEMIA VIRTUAL BRASILEIRA DE LETRAS –São Paulo-SP,   EDIÇÕES HISTÓRICAS

Prefaciou o 13º e 20º. Livros  Virtuais de Glosas da Poetisa e Trovadora Gislaine Canales- www.gislainecanales.com

Sarah Rodrigues  é Delegada da UBT/Salinópolis-Pará, nomeada pelo Presidente da UBT nacional Dr. Eduardo Toledo, no ano de 2005. 

.Foi Menção Especial  no I Concurso Nacional e Internacional de Trovas do Balneário de Camboriú-SC - Em julho de 2.004.

. Teve três Trovas Vencedoras no I Jogos Florais de Salinópolis- PA, com tema  PRAIA (L/F - Estadual) dezembro do ano de 2005.

. Foi Menção Honrosa no XV Concurso de Trovas, com o tema CONTRASTE (L/F - Norte e Nordeste), dez.embro do ano de 2005.

. Foi Menção Especial no XV Concurso de Trovas, com o tema CONTRASTE ( L/F - Norte e Nordeste), dez.embro do ano de 2005.

. Foi Menção Especial no I JOGOS FLORAIS DE SALINÓPOLIS-PA, com o tema SIRI ( H - Nacional) no mês de dezembro do ano de 2005.

-  Foi vencedora no II JOGOS FLORAIS DO BALNEÁRIO DE CAMBORIÚ, com o Tema (Nacional): LUA (Lírica e/ou Filosófica) no ano de 2006.

- Foi vencedora nos JOGOS FLORAIS DE POUSO ALEGRE-MG, com o Tema (Nacional): RELÓGIO (Lírica e/ou Filosófica) no ano de 2006.

- Fez parte da Comissão Julgadora do XXXVII JOGOS FLORAIS DE NITERÓI-RJ/ TEMA (Estadual): ALVORADA, no ano de 2007.

Promoveu o I Jogos Florais de Salinópolis-PA dez./2005

Foi homenageda com o troféu " SARAH RODRIGUES" no II Jogos Florais de Balneário de Camboriú/SC nov.2006.

 * Foi vencedora nos Jogos Florais de Pouso Alegre/MG-2006, com o Tema:  RELÓGIO (Trova Lírica/ Filosófica);

*Foi Menção Honrosa no I Jogos Florais de Buenos Aires/ dez./2007. Tema: TANGO/ Trova Lírica/Filosófica.

 *Seu Livro " Poemas para minha aldeia" , foi premiado no Concurso Literário Vespasiano Ramos/dez. 2007 - Gênero: Poesia. promovido pela Academia Paraense de Letras.

Membro efetivo da AVBL - Academia Virtual Brasileira de letras., tendo como Patrono o IV Príncipe dos Poetas Alonso Rocha (Membro da APL Cadeira de nº 32)

Atualmente Sarah é Juíza da Capital 1a. Vara Penal do Distrito de Icoaraci-PA

Sócia-Fundadora da Casa do Poeta em Belém do Pará.

Vice-Presidente do Clube dos Poetas de Tomé-Açu-PA .

Desde a sua infância, Sarah já demonstrava grande admiração pela poesia, mas foi na adolescência, que começou a escrever seus primeiros versos.

Sarah, é a autora do seu Web Site “PORTO DOS SONHOS E DAS POESIAS. Pessoa simples, carismática, alegre, amante da natureza e da poesia.

Estrela-do-Mar, como é conhecida, permanece fiel a si mesma, o que equivale dizer que permanece fiel à sua singular vocação poética.

Quem conhece e convive com Sarah Rodrigues, percebe facilmente que ela é Luz, é Poesia, é Amor na sua forma mais sublime! Por ser uma pessoa simples, espontânea, autêntica e verdadeira.

Para mim, é uma honra ter a sua amizade, e estar presente nesse pedacinho do céu, que é o "Porto dos Sonhos e das Poesias".

 

Lisiê Silva.

 

 

Voltar para o Porto:

Voltar para o Porto dos Sonhos e das Poesias

Copyright © Sarah Rodrigues - 2004 - Belém - Pará - Brasil

Todos os direitos reservados / All Rights Reserved.

ao site Porto dos Sonhos e das Poesias.

e sua autora: Sarah Rodrigues.

Criação de gráficos e páginas deste site:

Webmaster e Designer: Lisiê Silva.